domingo, 11 de maio de 2014

Na falta de TEMOR... Há MORTE II

"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita, que tomara; porquanto tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR ouviu." Números 12:1,2

Miriã era irmã de Moisés e Arão, sendo que Moisés era o profeta de Israel e Arão o sumo sacerdote. Ela fazia parte de uma família escolhida por Deus e de um povo escolhido por Deus, logo também fora escolhida por Deus. Foi ela quem salvou Moisés da morte quando faraó mandou que matassem todos os meninos. Consequentemente ela estava, ou pelo menos esteve, nos planos de Deus, assim como Moisés e Arão, e foi de muita importância.

O tempo passou, eles saíram do Egito e, sob a liderança de Deus através de Moisés, caminhavam à terra prometida. Porém, certa feita Miriã e Arão se acharam no direito de condenar o ungido de Deus, Moisés, e, não obstante, equiparar-se ao mesmo, por achar que Deus também tinha agido pela vida deles assim como agia pela de seu irmão.

"E logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda, depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles saíram ambos. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, Eu, o SENHOR, em visão ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com Ele. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa." Números 12:4-7

No momento em que se levantaram contra Moisés, não se levantaram contra ele, mas contra Deus, pois questionaram não apenas sua atitude, mas a autoridade outorgada por Deus a ele. Então veio o SENHOR e deixou muito claro que se Ele escolhesse alguém para que fosse Sua boca na terra, Ele faria com que este mesmo soubesse.

O maior erro que pode se cometer é achar que se o SENHOR também fala e opera por nós, somos iguais àqueles que Ele escolheu e confiou autoridade. Pois se em nós fosse achado por Deus o mesmo, ou algo melhor do que neles foram achados para determinado propósito, nós teríamos sido escolhidos. Não que uns são melhores que que os outros, mas para cada um Deus tem um chamado específico, e nós devemos respeitar incondicionalmente.

"Então temos de ser zumbis e não pensar?" Absolutamente não. O direito de não concordar com a atitude de alguém é inteiramente nosso, contudo, o dever de respeitar o outro também é inteiramente nosso, principalmente no que diz respeito à hierarquia estabelecida por Deus.

"Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; pois, ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do SENHOR se acendeu; e foi-se. E eis que a nuvem se desviou de sobre a tenda, e eis que miriã era leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que era leprosa." Números 12: 8-10

Muitas coisas deixam de acontecer na vida de alguns cristãos. Então eles oram, jejuam, ofertam, sacrificam e... nada. Buscam a direção de Deus, clamam, fazem vigílias, desafios, mas... nada. Tudo porque lhes falta temor.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria..." Provérbios 9:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário