quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dando um desconto

Todo mundo tem direito a um dia ruim de vez em quando. Aquele dia em que você acorda atrasado e já dá com a canela na quina da cama. Vai se trocar e aquela roupa que você precisa não está passada. Vai tomar café e descobre que acabou o açúcar. Vai pegar o transporte público e a fila está três vezes mais longa que o normal (ou liga o carro na garagem e descobre que a gasolina está na reserva).

Chega atrasado no trabalho e é cumprimentado com olhares tortos daqueles que chegaram mais cedo. Vai no banheiro na hora do break e descobre (quando já está em posição comprometedora, claro) que acabou o papel higiênico. Volta ao trabalho e recebe aquela visitinha inesperada do colega da outra seção que não para de falar de tudo menos do que lhe importa. E lá se vai mais uma hora importante do seu
dia.

O patrão passa exatamente naquela hora, lhe vê batendo papo e acha que você, além de chegar atrasado, está tão ocioso que acha tempo para jogar conversa fora com o coleguinha da outra seção. Daí ele lhe chama e lhe dá uma nova responsabilidade que simplesmente vai arruinar toda sua rotina de trabalho.

O dia se desenrola sem muito mais sorte e você, estressado, finalmente bate o cartão e enfrenta o trânsito de volta para casa. Você já vai pensando em chegar, tomar seu banho, e simplesmente relaxar fazendo absolutamente nada. Afinal, foi um dia de zero produtividade e você pensa em acertar pelo menos numa coisa hoje: recompor as energias para um amanhã melhor.

Aí você abre a porta de casa e é recebido com:
“Por que demorou?”
“Por que não comprou o leite que eu pedi para você comprar?”
“Por que não atendeu quando eu liguei?”
“Quando é que você vai limpar essa casa que está uma bagunça?”
“Você sabe que acabou o açúcar?”
“Você viu a sua conta de telefone?”
“Você não me dá atenção.”
“A gente precisa conversar.”

É claro que isso não acontece somente com você. Seu marido, esposa, filho, pai, mãe, patrão — todos têm seus dias ruins. Quando você perceber que aquela pessoa está tendo um desses dias, que tal fazer o que você gostaria que lhe fizessem?

Dê um desconto. Deixe a outra pessoa desabafar. Se não puder ajudá-la, não atrapalhe. Não piore aquele dia para ela. Lembre-se que ela não é assim sempre. Amanhã ela estará melhor. E muito grata por sua compreensão.

É como nos negócios. É dando um bom desconto que ganhamos um cliente. E é dando um bom desconto que salvamos nossos relacionamentos.

http://www.renatocardoso.com/blog/2014/07/21/dando-um-desconto/

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