segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Quem avisa...

"E naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem pecado tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes , todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, dobre os quais  caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quanto homens habitam em  em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." Lucas 13:1-5

Desde alguns dias atrás, às vezes me lembro dessa passagem que me chama atenção. Jesus alertava ao arrependimento pessoas que preocupavam-se com o fato que levou o Juízo de Deus a ser sido executado na vida daquelas pessoas que morreram em acidentes  à época.

Mesmo se ter sido convidado a conversa, Jesus, que nunca dizia nada despropositadamente, lhes respondeu sanando suas dúvidas e os repreendendo a não ficar perdendo tempo com coisas fúteis e que já passaram, mas sim procurar arrepender-se de seus pecados, pois senão pereceriam de igual modo não só no sentido físico, mas espiritual também. Jesus não desistiu de alertá-los.

Para reforçar isso, Jesus conta a esses uma parábola:

"E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar." Lucas 13:6-9

Se pararmos para pensar, muitas vezes recebemos alertas, oportunidades, chances, enfim, tentativas de Deus que venhamos dar frutos bons, porém não é sempre que damos ouvidos, como no caso da figueira. Algo muito interessante nesta parábola é o fato de que aquele homem não desistiu, mas persistiu em tentar fazer com que a figueira desse frutos.

Quantos de nós não desistimos de pessoas, planos, sonhos e objetivos? Por que desistir de alguém se Jesus não desiste da gente? Por que desistir de nós mesmos em qualquer sentido da vida?

Nunca desista de si mesmo, tampouco de seus sonhos e menos ainda da sua salvação, pois se você e eu não acreditarmos em nós não vai adiantar que mais ninguém acredite, nem mesmo o próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário