terça-feira, 4 de setembro de 2012

Carne ou legumes?

Desde os primórdios da humanidade a carne é algo primordial para o ser humano devido seu valor nutricional que ajuda a manter a boa saúde do mesmo. Apesar de menos favoritos, os legumes assim como a carne, também tem suma importância na saúde do ser humano; uns preferem legumes, outros carne. Entretanto os 'carnívoros' de plantão sabem que o consumo exagerado de carne pode prejudicar e fazer mal   à saúde, por isso muitas vezes optam por comer legumes. Com exceção de uma minoria vegetariana, todos gostam de carne, uns mais outros menos, mas todos gostam.

Hoje em dia vivemos cada um uma realidade, as de uns são boas, já as de outros nem tanto; as de uns são de pura convicção, já as de outros pura incerteza; a de uns são razão, já as de outros emoção. Por isso alguns decidem por se afastarem de determinadas coisas para não se contaminarem com o 'mal do século' e com isso decidem comer somente legumes e beber apenas água. 

Claro, tudo isso na ótica espiritual.Olhando por esta mesma ótica meditemos no que o Texto Sagrado diz a respeito de Daniel e seus amigos: "E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei."
          Daniel 1:8-15

A comida que alimentava o rei era comida sacrificada aos ídolos, ou pelo menos oferecida à eles, e por eles serem tementes e fiéis ao Deus Todo Poderoso eles sabiam que se comessem a comida contaminada pela idolatria estariam contrariando sua fé e desagradando ao Seu SENHOR, por isso preferiram comer o que não fosse contaminado, além disso bebiam somente água e comiam apenas legumes.

Trazendo isso para os dias atuais podemos assimilar esta situação aos prazeres deste mundo que dão água na boca em relação ao nosso ser carnal, deixam-nos excitados com relação a todo e qualquer tipo de pecado (mentiras, blasfêmias, prostituição, relações entre sexos iguais, orgias sexuais, etc). Se todos esses pecados são carne para alimentar a nossa natureza humana, o tempero da mesma são os sentimentos. Por que muitos desses pecados são vividos e, por alguns o são com muiiiito prazer? Simples, porque lhes proporcionam sentimentos e sensações momentâneas deliciosas.

Contudo, essas sensações não satisfazem por todos os momentos das nossas vidas. Com cada vez mais frequência vemos todo tipo de pessoas (jovens,velhos, adultos, crianças) se enfiando em drogas, bebidas, baladas, etc. Eles o fazem para se sentirem felizes por alguns momentos, esquecerem-se dos seus problemas e de alguma forma se destacar em seu meio social. Mas depois de tudo isso voltam a si, deparam-se novamente com sua realidade e percebem que aquilo de nada adianta quando colocam a cabeça sobre o travesseiro e sentem-se vazios.  Infelizmente tudo isso, para eles, tornou-se comum.

Todavia para que não tomemos parte desta realidade, vigiemos para que não sejamos laçados e quando encontrarmos alguém vivenciando essas situações ajudemos para que o Nosso Pai que está no céu também nos ajude. É  preferível que alegremos ao Espírito do SENHOR do que a nossa carne; é preferível que alimentemo-nos de legumes e de água, para nos mantermos fortes e saudáveis até o dia glorioso do SENHOR, isto é, vivendo a fé fugindo da aparência do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário