sexta-feira, 18 de maio de 2012

Retrovisor da vida

Quando um motorista está dirigindo, este deve olhar para o retrovisor para ver se atrás de seu veículo não há um outro em alta velocidade, ou se não há algo errado. Para o motorista é necessário olhar para o retrovisor de seu  veículo, porém se ele dirigir prestando atenção somente naquilo que mostra o retrovisor, obviamente ele sofrerá um gravíssimo acidente, pois o foco principal é a estrada à sua frente.

Tal como no caso do motorista é a nossa vida, vivemos em um veículo que roda por muitas estradas, porém se formos olhar apenas para trás, esqueceremos do que está à nossa frente e aí.... é o fim.

No passado, na época de Noé, Deus disse que iria destruir a terra de Sodoma e Gomorra, nesse momento Deus teve compaixão de Ló, que ali morava. O SENHOR enviou anjos para falar que Ló saísse da cidade, porém Ló achou que era brincadeira, mas ainda sim o SENHOR teve misericórdia e os anjos  levaram ele e sua família  pela força. Os anjos deram ordens que nem Ló e nem sua família olhassem para trás.Quando o SENHOR mandou uma chuva de fogo para destruir Sodoma e Gomorra a mulher de Ló ao ver todo aquele brilho de fogo no céu, acabou por olhar para trás e consequentemente tornou-se em estátua de sal.

"De repente, lá do céu, o SENHOR Deus fez chover fogo e enxofre do céu sobre Sodoma e Gomorra. Ele destruiu essas duas cidades, e também todo o vale e os seus moradores, e acabou com todas as plantas e árvores daquela região. E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal." Gênesis 19:24

Além de desobedecer, a mulher de Ló se preocupou mais com o que havia deixado do que com o que estava a sua frente: a oportunidade de uma nova vida. Como consequência da desobediência e de se super preocupar com o passado ela tornou-se em sal, de maneira a ali ficar "para sempre" até que a estátua se desfizesse.

Olhando do ponto de vista espiritual podemos observar que quando nos preocupamos demais com o passado, esquecemos de viver o presente para garantir o futuro, e dessa forma, viramos estátuas de sal espirituais, isto é, estagnamos na fé e não conseguimos mais prosseguir.

"Na vida  não podemos esquecer os acertos, certamente, mais importante é aprender com os erros."


Significa dizer que às vezes devemos tomar como exemplo algumas experiências passadas, ou seja, olhar no retrovisor da vida para ver se não houve ou há algo errado, e dessa maneira corrigir o que há de errado ou tomar como exemplo o que já houve para que não tomemos as mesmas atitudes que levaram ao erro num passado sombrio.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário