terça-feira, 22 de maio de 2012

À sua espera

"No dia seguinte Jesus resolveu ir para a região da Galiléia. Antes de ir , foi procurar Filipe e disse:
- Venha comigo!
Filipe era de Betsaida, de onde também  eram André e Pedro. Filipe foi procurar Natanael e disse:
- Achamos aquele a respeito de quem Moisés falou no livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré
Natanael perguntou:
- E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré?
- Venha ver - respondeu Filipe.
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro Israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já o tinha visto debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor  é o filho de Deus! O senhor é o rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isso é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem." João 1-43-51

A palavra de Deus nunca volta vazia, e, sendo Jesus a Palavra viva, sabia muito bem o que estava fazendo, pois apesar de ter se tornado homem, sua natureza era divina. A Bíblia mostra claramente que antes de ir  para a Galiléia Jesus foi procurar FIlipe, e não procurar alguém, pois Jesus já sabia quem era Filipe. A ida de Jesus até ali não era uma tentativa e sim uma conquista, pois sendo ele Deus conhecia o coração  de todos, inclusive de quem tinha ido procurar.

Ao dizer a Filipe que o seguisse, Jesus já sabia que o mesmo aceitaria seu convite. Quem aceitaria o convite de um estranho? Ninguém. Mas por que então, Filipe seguiu o até então estranho Jesus? Simples, quando a coisa é de Deus, isso é testificado pelo Espírito Santo no nosso espírito, e foi única e exclusivamente por isso que Filipe seguiu a Jesus; não por emoção e sim por inteligência.

Assim como no caso de André que havia  ido buscar Simão, que passara a chamar-se Pedro, sucedeu com Filipe, que foi atrás de Natanael. Ao contar a Natanael a respeito de Jesus, este duvidou, pois Jesus havia vindo de Nazaré, e segundo ele (Natanael), nada de bom provinha de Nazaré. Então Filipe fez um desafio e disse: "Venha ver", e Natanael foi.

Jesus já estava a sua espera e ao vê-lo em sua direção, Jesus logo já deu uma demonstração de poder, afirmando ser Natanael um verdadeiro israelita, devido sua sinceridade  e isso agradou a Jesus. Ao perguntar de onde Jesus o conhecia Jesus respondeu a ele: "Antes que Filipe fosse chamar você, eu já o tinha visto debaixo daquela figueira."

E foi através dessa revelação que Natanael creu e reconheceu que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus, e por crer no "pouco" que viu, Jesus prometeu o muito: "Você creu em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores. Eu afirmo a vocês que isso é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem."

Às vezes as pessoas querem muito, porém não creem com Jesus mostrando o "pouco", como querem receber o muito? Por isso Jesus mostrando ou não o pouco ou o muito, devemos crer n'Ele de todo o nosso ser, pois Deus não se mostra pelo que faz, e sim, pelo que é.

Tal como Jesus estava esperando por Natanael, Ele está esperando por você também.
Deus abençoe aos que creem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário