segunda-feira, 5 de março de 2012

Faça! Não faço, não!

"Samuel disse a Saul: O Senhor Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo d'Ele. Agora escute isto que o Senhor Todo Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos. Então Saul convocou o seu exército e em Telaim fez uma contagem de seus soldados. Havia duzentos mil soldados do povo de Israel e dez mil do povo de Judá. Aí Saul e todos os seus soldados foram para a cidade de Ameleque e ficaram esperando escondidos no leito seco de um rio. Saul preveniu os queneus:
Saiam do meio dos amalequitas para que eu não os mate junto com eles, pois vocês foram bondosos com os israelitas quando eles vieram do Egito. Então os queneus saíram. E Saul derrotou os amalequitas, desd Havilá até  Sur, a leste dos amalequitas,  Prendeu Agague; também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor." 1 Samuel 15:9

A missão de Saul era simples, cumprir a ordem de Deus e se vingar dos amalequitas, pois estes haviam guerreado contra a nação do Deus Altíssimo (Israel). Deus foi bem claro a Saul usando a boca de do profeta Samuel: "Agora escute isto que o Senhor Todo Poderoso diz. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos."

Saul não cumpriu a ordem de Deus. Mais a frente A bíblia fala em 1 Samuel 15:10-34 como Saul foi rejeitado por Deus.

Quando erra um ser humano, esse tal custa este admitir que o fez, e para isso inventa mil e uma desculpas para se justificar, veja a justificativa de Saul: " O Senhor Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então por que é que você não obedeceu? Por que teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada?
Mas eu obedeci a Deus, o Senhor - respondeu Saul - Saí como Ele me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequtas. Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenadas à destruição . Em vez disso, eles trouxeram aqui para oferecer como sacrifício ao Senhor, o Deus de você. 1 Samuel 17b-21.
Aparentemente Saul tinha boas intenções, certo que até pode ter passado na cabeça dele de querer fazer algo mais, o que não seria errado SE a ordem tivesse vindo de um homem qualquer como um general por exemplo. Porém a ordem veio diretamente de Deus que usou o profeta para se fazer ouvir e os profetas são a voz de Deus. Sabe aquele dito popular que diz: " De boas intenções o inferno está cheio!"? Então, em alguns casos este se faz verdadeiro.

Quando uma pessoa quer destruir a vida da outra e dessa forma procura entidades, estas dizem-lhes perfeitamente como fazer e as pessoas que as procuraram o fazem sem questionar, nem a mais e nem a menos somente do jeito que foi dito. Nós como servos de Deus não devemos apenas querer algo de Deus, e sim, saber o que Ele quer de nós mesmo porque Deus não é um cachorrinho adestrado que faz todas as nossas vontades e obedece a todos os nossos comandos. Nós é quem temos de ser assim. Talvez você deve estar pensando que "Deus não ia querer que eu me julga-se um cão!" Engana-se, pois quanto mais descemos diante de Deus, mais ele nos exalta.

Na tentativa errônea de tentar se justificar Saul recebeu a seguinte resposta: "Samuel respondeu: O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. A desobediência/rebeldia contra o Senhor é tão grave como o pecado de feitiçaria, e o orgulho é pecado como de idolatria. O Senhor o rejeitou porque você rejeitou as ordens d'Ele." 1 Samuel 15:22,23.

Muitas vezes fazemos as coisas do nosso jeito achando que estamos agradando a Deus, porém o que Ele quer não é aquilo e sim que obedeçamos sua voz e lhe demos nosso coração (vida).

Um comentário:

  1. Pensei que ia explicar a crueldade de Deus em mandar matar mulheres e crianças inocentes...

    ResponderExcluir