quinta-feira, 29 de março de 2012

Vômito de palavras

Uns gostam mais, outros gostam menos, mas o fato é que todos temos a necessidade de falar, pois no falar está a nossa expressão sobre o que pensamos, cremos, sabemos, sentimos, etc. É sempre bom bater um papo com quem a gente gosta de conversar, ou participar de uma conversa, contar algumas piadas, e tudo o mais, até aí não há mal nenhum. O problema é quando começamos a falar descompensadamente sem pensar, e acabamos por falar algo ruim, como por exemplo palavões, mentiras, ignorâncias, etc, etc, etc.

O  preocupante é que, uma palavra mal colocada pode gerar um grande problema, de maneira a causar um grande estrago. São  para os menores detalhes que não damos atenção, e é por isso que por causa de certas palavras que saem da nossa boca é que nos colocamos em situações difíceis. O apóstolo Tiago nos admoesta quanto a isso: "Quem não comete erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo." Tiago 3:2b . Mais à frente ele faz uma comparação da língua com uma faísca, que pode por em chamas uma floresta inteira, ainda outra que diz que o navio é tão grande, porém é guiado por algo tão pequeno. Assim também é a língua.

Quando falamos o que é bom, plantamos o que é bom, e consequentemente colheremos o que é bom. Quando falamos o que é mau, plantamos o que é mal e da mesma forma colheremos o que é mal. A língua é uma espada afiada de dois gumes, pode ser usada para edificar ou destruir, o que depende é a maneira que usamos, pois esta pode nos ajudar ou nos condenar.

Para quê se coloca rédeas nos cavalos senão para guiá-los? "E te deixaste enredear pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras de tua boca." Provérbios 6:2 Você é quem pensa, você é quem põe rédeas na sua boca para saber o que falar ou não.

Aqui vai uma dica especial: se você tem o hábito de falar muito, procure falar pausadamente, pois isso vai e ajudar a pensar no que você está dizendo e sendo assim você terá cuidado com o que fala, para que desta maneira não haja problemas. Outra boa dica, é evitar conversas desnecessárias, pois estas nos levam a dizer coisas desnecessárias.

Que Deus abençoe todos os que creem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário