segunda-feira, 24 de março de 2014

Colocando-se em sapatos alheios

Já levou um bolo de alguém? É muito ruim quando quando alguém marca algo conosco e não vai, não é? Também é muito ruim marcar algo com alguém e não ir. A gente se sente "na mão".

O que nós não queremos para nós, não devemos querer para os outros, e até aí eu sei que você sabe. Mas será que você e eu temos vivido isso? Colocado isso em prática?

Existe uma coisa chamada empatia, que, em linhas gerais, significa colocar-se no lugar de outrem antes de concluir algo a seu respeito. Trocando em miúdos, isso quer dizer nada mais, nada menos que devemos nos colocar nos sapatos do outro, isto é, nos colocar no lugar do outro, imaginar como ele pensa, quais são suas opiniões, qual foi sua educação, etc, etc e etc.

O que não se sabe muito é que isso também se aplica a Deus no sentido de que nós nos coloquemos no lugar dEle. Não digo que devemos virar Deus, mas ver como Deus vê.

Deus não desampara ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, sem exceção. Ao contrário, ele ampara a todos quantos se voltam para Ele. Esse é o trabalho de Deus, fazer pessoas felizes, com uma felicidade verdadeira e Eterna.

Mas nem todos têm essa visão. Nós deixamos Deus "na mão"  quando:

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?


E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes."
  Mateus 25:35-43

Existem sim pessoas que fazem caridades, e isso é muito bom, no entanto não é o bastante, pois existem pessoas sedentas e famintas de coisas que vão muito além de coisas materiais. Porém para saciá-las temos que ter para nós e para elas, isso claro, no sentido de ter em nós a Fonte das Águas vivas (Espírito Santo). Deste modo estamos servindo a Deus e não o deixando na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário