quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caminhos do coração

 Essa é a filosofia de vida de muita gente: "Deixa a vida me levar", e realmente a vida leva, mas leva para onde? Para o engano se estiver nas mãos erradas.
 É muito comum (não é normal, mas tornou-se comum) a frase "Faz o que o seu coração mandar" ou " Siga os caminhos do seu coração" e uma séries de outras frases como essas. A vida de muita gente tem sido esfacelada por darem ouvidos ao seu coração e siguirem  seus conselhos, e por isso muito lares estão sendo destruídos, famílias separadas e tudo o mais.
Deus sempre fala através do nosso espírito, significa dizer que, não há nem uma relação com o coração do homem pois este apenas sente e não pensa. Ora, se o coração fosse mais importante que o cérebro, este estaria no lugar do coração. Certo que o coração é fundamental no corpo HUMANO, mas no corpo ESPIRITUAL quem bate o martelo é o cérebro, ou seja, não é com o sentimento e sim a razão que Deus trabalha. Imagine uma pessoa com coração, porém sem cérebro; teríamos aí um vegetal em forma humana. Pois  assim também é uma pessoa que segue o seu coração, ela não vive, vegeta e isso se dá única e exclusivamente pelo seguinte: "Quem pode entender  o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele, está doente demais para ser curado. Eu o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato a pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz." Jeremias 17:9-10.
 A doença aqui tratada por Deus é o engano do sentimento, por exemplo: duas pessoas estão discutindo e uma da um tapa na cara da outra, a reação Adâmica (o sentimento do coração) da pessoa agredida é instintiva, isto é, revidar pois ela não quer se SENTIR humilhada diante de outras pessoas. Levemos agora o caso à uma pessoa espiritual, o clássico exemplo de Jesus, Este ao tomar um tapa na face ofereceu a outra. Certo que Ele tinha natureza divina e nós por natureza não a temos, mas por sermos imagem e semelhança de Deus e através do Espírito Santo conseguimos sim nos controlar e ter a natureza divina.
  O coração é instigado pelos desejos da carne e por SENTIR, leva muitas pessoas ao pecado. O coração é o cerne do ser humano, e sem este não há VIDA, portanto quando Deus fala: "Eu o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações."  está tratando de como é a vida da pessoa, fato é que Ele mesmo nos explica isso: "Eu o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato a pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz." Ele põe a nossa Vida à prova e não o nosso coração (sentimentos).
Se Deus colocasse à prova o nosso SENTIR (coração) estaríamos fritos, pois a nossa carne nos faz sentir desejo pelo pecado. Sendo assim amigo leitor, não caia nessa de "Siga o seu coração", siga a razão, não a sua razão, mas a razão divina isto é, o Espítito Santo de Deus.
 Sejam todos iluminados pela luz do Senhor Jesus Cristo.

Obs: Se você fizer uma rápida pesquisa no google com a palavra sentimento, você poderá notar que aparecerão muitas imagens de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário