quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Moral da história "O pastor e a espinha de peixe"


"Meu rapaz, nunca se esqueça de mastigar muito bem aquilo que você come..."

Existem muitas pessoas humildes de espírito, sinceras de coração, no entanto quando estão perto de alguém são muito variáveis, isto é, mudam de opinião, atitude, conversa, gestos, etc de acordo com a pessoa com quem está falando e também de acordo com quem ou o quê está ouvindo. A conversa de alguém a estimula e, querendo ela entrar no clima daquela conversa, ela começa a se deixar levar e até entrar na onda daquele com quem está conversando. Isso é o mesmo que dizer que esse tipo de pessoas são pessoas influenciáveis.

Tal atitude é como a de assistir um filme. Supondo que alguém assista um filme de ação e luta; no final do filme a pessoa está tão envolta pela emoção do que acabou de ver que fica empolgada para fazer o mesmo, pois aquilo é o máximo, não é mesmo?

E onde entra a frase do velho pastor?

"Meu rapaz, nunca se esqueça de mastigar muito bem aquilo que você come..."

Quando alguém fala o outro ouve e, por ter espírito, aquela palavra alimenta, isto é, influencia direta ou indiretamente a outra pessoa, prova disso é a Palavra de Deus que, por sua vez, alimenta o nosso espírito e nos deixa forte. Outro exemplo é quando uma pessoa vive mal e convive com outra que está bem, logo há mais possibilidades da pessoa que está bem ficar mal, do que a que está mal ficar bem,devido a  tantos lamentos e desgraças contadas por quem está mal, a pessoa que está bem pode se contaminar com aquele espírito de amargura. No caso do pastor José, ele se alimentou/contaminou com o orgulho. Quem ouve está comendo, quem fala está alimentando e é justamente por isso que não devemos nos alimentar de toda palavra que ouvimos sem antes mastigá-las, ou seja, processar em nossas mentes através da fé inteligente e boa consciência, se vão nos alimentar de uma forma saudável ou não (MASTIGAR/REFLETIR), pois a depender do alimento podemos ficar mal, nos engasgar e até mesmo morrer..

Apesar de saber tudo isso o pastor José se deixou levar e não escutou o conselho de seu velho mestre, contudo serviu de exemplo para seu pupilo.

E você, tem se engasgado com o que anda comendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário