segunda-feira, 9 de julho de 2012

Exemplo de fidedignidade

"Muitos proclamam a sua benignidade; mas o homem fidedigno, quem o achará?" Provérbios 20:6

Fidedigno em traduções de dicionários mais antigos quer dizer: Digno de crédito com Deus. Mas o que é ser digno de crédito com Deus??? 

Davi era um homem fidedigno, ou seja digno de crédito com Deus, e por isso sempre era vitorioso em suas batalhas. Sua fé, honestidade e obediência se faziam notórias dentre todo o povo de Israel e além de tudo isso sempre foi fiel para com Deus desde sua mocidade. Ao fazer as coisas dava o melhor de si, fosse o que fosse ele fazia o melhor.

Tais atitudes resultaram no que ele se tornou. Davi era um homem que mantinha sua palavra tanto diante dos homens, como diante de Deus, ainda que fosse nas menores e mais simples coisas (2 Samuel 9), por essa causa é que Deus sempre o abençoava e o fazia vitorioso e sublime aos demais. Davi é um exemplo a se seguir.

Diferentemente de Davi que era homem humilde, honesto, obediente, enfim, fidedigno, era Saul. No começo ao ser escolhido como o rei de Israel Saul era como Davi, porém com o passar do tempo passou  a se ouvir e consequentemente deixou de escutar e obedecer  a voz de Deus, passando a fazer as coisas do seu próprio jeito, com suas próprias forças, com sua própria autoridade. O resultado disso tudo foi o orgulho, o maior pecado que alguém pode ter, pois isso torna quem quer que seja egocêntrico e arrogante diante dos homens e de Deus.

Em contra partida de Davi que era um exemplo de fidedignidade, Saul era um exemplo de infidelidade. Enquanto um focava em ouvir, obedecer e atender a voz de Deus se esforçando para não quebrar seus votos com o mesmo, outro vivia cego por seu orgulho, decaindo cada vez mais por quebrar seus votos com Deus e deixar de ouvir sua voz.

Os dois comportamentos afetavam o povo de Israel. Quando um rei era fidedigno para com Deus, o povo todo era abençoado; quando não o povo era derrotado. Assim como acontecia no passado se dá nos dias de hoje, nossas atitudes para com Deus refletem nas áreas de nossas vidas, de maneira a torná-las abençoadas ou amaldiçoadas a depender da pessoa e seu proceder.

Como você tem procedido diante de Deus? Será que você tem sido fidedigno? 

Se não, a hora de mudar de atitude é agora. 

Deus abençoe!!!

Um comentário:

  1. Por isso temos que vigiar e não ouvir a nossa voz e sim a de Deus,para permanecer sempre em tua presença.

    ResponderExcluir