domingo, 27 de janeiro de 2013

Como não falar demais?

Falar é um ato natural para a maioria dos seres humanos. Uns gostam mais, outros menos e ainda outros só o necessário. Pelo linguajar de alguém, seja lá quem for, é possível saber qual é o comportamento, a personalidade e o temperamento de uma pessoa.

Falar é algo necessário, no entanto, falar tudo, falar sempre, falar demasiadamente não é algo que acrescenta e nem edifica. Note que quem fala demais acaba sempre falando o que não deve e falar o que não deve pode comprometer ao próprio indivíduo ou a outros.

Muitas vezes passa-se por determinadas situações nas quais devem ser vividas a pessoa e Deus, pois nestas, Ele quer Se mostrar grandiosamente e manifestar Seu poder, contudo em busca de depender da ajuda de outras pessoas o indivíduo conta tudo para todo mundo, de maneira a colher várias opiniões diferentes do que fazer a respeito, quando na verdade deveria atentar apenas para a voz do Espírito Santo e partir para a guerra em Sua total dependência. Por fazê-lo acaba ficando mais e mais confuso a respeito do que fazer e deste modo corre o risco de perecer na batalha.

"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." Provérbios 13:3

Para que isso não aconteça fica a dica para quem quer vencer a língua solta:

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19

A verdadeira sabedoria não se mostra no falar e sim no ouvir e no agir.

É fato que diminuir o ritmo de fala é algo um tanto complicado, porém para fazê-lo basta concentrar-se em seus pensamentos e processar na mente o que se vai falar com perguntas simples:

• É a hora certa de falar?
• É aproveitável, isto é, vai acrescentar algo?

Não que descontrair seja um crime, mas tudo deve ser feito no momento certo e na hora oportuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário